Agricultores que plantam banana, no Vale do Ribeira, principal região produtora de São Paulo, buscam recursos para recuperar as lavouras destruídas pelas enchentes do fim de janeiro.
Prejuízo de um lado e do outro. É só isso que o agricultor José Antônio de Almeida consegue ver em sua propriedade em Registro. Os 17 hectares de área plantada estão comprometidos com a enchente do Rio Ribeira de Iguape. Durante as fortes chuvas de janeiro, o rio transbordou e inundou o bananal. O sol forte, que veio em seguida, cozinhou a fruta.
No Vale do Ribeira, seis mil e quinhentos hectares foram atingidos pela enchente. Dois mil e seiscentos foram totalmente destruídos. Segundo a Secretaria de Agricultura do Estado, o prejuízo dos produtores já chegou a R$ 25 milhões.
“Quando você tem um dia encoberto com chuva, com 36 horas dentro da água a bananeira já começa a perder a apodrecer. Quando tivemos o calor intenso, quarenta e oito horas é o máximo que pode agüentar. Depois disso, é muito difícil recuperar o bananal. Então, tecnicamente o recomendável é arrancar tudo e fazer outra vez”, explicou Luis Antônio Penteado, diretor da Secretaria da Agricultura de São Paulo.
O agricultor João Jesus Costa resolveu correr o risco. Ele está podando a plantação na esperança de a planta conseguir se recuperar. O seu João estava formando um novo bananal antes da enchente, mas agora, apesar da boa aparência da folhas, a produção está perdida também. “Se eu deixar cachear, vai dar um cacho torto, as frutas são curtas e não vai compensar”, falou.
Para ajudar os produtores, a Associação dos Produtores de Banana está realizando palestras sobre as melhores formas de replantio e tentando uma linha de crédito para que os agricultores possam recomeçar o mais rápido possível.
“Os produtores que perderam tudo, se não tiver uma linha de crédito, não vão conseguir se reerguer. Só vai se reerguer aquele que sobrou uma parcela do bananal”, falou Marc Pierre Medaets, presidente da associação.
Cerca de três mil propriedades foram afetadas pela enchente, segundo dados da Secretaria de Agricultura de São Paulo.
Agricultores do Vale do Ribeira buscam recursos para recuperar lavouras
Postado por
Carlinhos
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
0 comentários